Sabemos que os dois conceitos, o de “cooperação” e o de “colaboração”, significam tarefas realizadas em grupo e com objetivos comuns, porém, existem diferenças fundamentais no que tangem à dinâmica do trabalho em conjunto, à relação entre líder e liderado e, principalmente, à filosofia inerente aos dois conceitos. Baseado em estudos acadêmicos acerca do processo de ensino-aprendizagem, relaciono tais conceitos com o mundo corporativo e suas relações com o papel da liderança.
As diferenças e semelhanças entre os dois termos geram uma discussão ampla. São passíveis de múltiplas interpretações e, às vezes, até mesmo usados como sinônimos. Porém, apesar de diferentes, são práticas complementares e vêm em oposição ao estilo de liderança dominante, baseado na figura do líder centralizador. Neste contexto, o líder atua na criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais por meio da interação entre indivíduos.
O QUE É O TRABALHO COLABORATIVO?
É um filosofia de interação e um estilo de vida pessoal, enquanto que a cooperação é uma estrutura de interação projetada para facilitar a realização de um objetivo ou produto final.
Assim, pode-se dizer que o trabalho colaborativo é muito mais do que uma técnica de trabalho em grupo, é uma maneira de interação que respeita, reconhece e destaca as habilidades e competências de cada membro da equipe. Todos compartilham responsabilidades e liderança, de forma que o colaborador possui um papel de protagonismo mais ativo na condução do processo.
O líder, por sua vez, não mais detém a total responsabilidade pela aprendizagem e pelo desenvolvimento de seus colaboradores, mas, sim, o papel de facilitar, monitorar e eliminar qualquer tipo de obstáculo que impeça a equipe de solucionar o problema ou alcançar o objetivo.
No trabalho colaborativo, o processo é mais aberto e os membros da equipe interagem para atingir um objetivo compartilhado.
Já, no trabalho cooperativo, o processo é mais focado no líder e monitorado diretamente por ele. Trata-se de um conjunto de técnicas e processos que os colaboradores utilizam para a concretização de uma tarefa específica. Existe uma divisão mais clara de tarefas a serem realizadas pelos colaboradores, pois cada membro da equipe se responsabiliza por uma parte da resolução do problema, enquanto no trabalho colaborativo há um engajamento mútuo e um esforço coordenado para a resolução do problema em conjunto.
Portanto, decorre dessa visão o entendimento que a interação colaborativa, mediada pela experiência de cada membro da equipe, interagindo com outros mais capazes, tendo liberdade para falar, argumentar e, até mesmo, discordar de seus pares e do líder, torna-os corresponsáveis pelo processo e pelo resultado alcançado, gerando inteligência social e intelectual que podem servir como referências para resolução de problemas similares, constituindo a espinha dorsal da aprendizagem coletiva.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UM TRABALHO COLABORATIVO?
O colaborador, neste tipo de experiência, se torna um ser totalmente envolvido na construção do conhecimento, tirando-o da passividade e transformando-o em protagonista consciente, ou seja, com um mindset modificado, com mais significado.
Um outro fator de extrema importância neste ambiente de trabalho é a comunicação. Quando as pessoas envolvidas na atividade conseguem escutar diferentes perspectivas e negociar soluções mediante um entendimento compartilhado, a comunicação se torna mais assertiva e autêntica.
No trabalho colaborativo, pode-se trazer à tona o que há de melhor em cada um, fazendo com que os conhecimentos se complementem e, juntos, ajam de forma que talvez isoladamente não estivessem disponíveis a um ou a outro.
Podemos elencar alguns resultados sobre o trabalho colaborativo:
- Melhoria das relações interpessoais,
- Aumento da autoestima,
- Desenvolvimento das competências no pensamento crítico,
- Clareza na comunicação,
- Prática da empatia,
- Aumento da motivação,
- Melhoria na relação líder-liderado,
- Fortalecimento de atitudes positivas para com os outros membros da equipe e da organização.
CONCLUSÃO
O trabalho colaborativo é um estilo que se adapta ao mundo de hoje. Se diferentes pessoas aprenderem a trabalhar juntas em uma organização, então elas se tornarão, provavelmente, melhores cidadãs do mundo.
Trata-se de um modelo inovador e em sintonia com as novas exigências da sociedade. É uma forma de ensinar e aprender, levando os colaboradores a assimilarem conceitos e a fortalecerem uma cultura organizacional pautada em uma construção de conhecimento mais autônoma.
Portanto, uma filosofia que acredita que o trabalhar, o inovar e o aprender em equipe, fazem parte de um novo conjunto de habilidades que os colaboradores, independentemente de hierarquia, precisam incorporar para que, eles e o mundo onde vivem, continuem existindo.
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