Frases como: “Sonhe grande” e “Pense grande”, são bem conhecidas, estampadas em paredes de escritórios e até emolduradas em quadros decorativos que servem de inspiração diária para aqueles que acreditam e almejam metas maiores.

No entanto, as expressões “pensar bold” e, mais recentemente, “sonhar bold”, estão relacionadas com sucesso, propósito e legado, mas de uma forma diferenciada.

Bold, aquele comando para destacar uma palavra em negrito, tem sido uma expressão bastante utilizada no meio corporativo. Sonhar bold parece ter se tornado a nova forma de encarar os planos de um empreendimento. Segundo Sandro Magaldi e José Salibi Neto, no livro “Gestão do Amanhã”, o pensar grande está para o pensamento linear assim como o pensar bold está para o pensamento exponencial. Os autores ainda afirmam que o pensar bold demanda uma mudança radical na mentalidade do líder.

Na língua inglesa, “make bold” significa atrever-se, ousar ou tomar a liberdade. Portanto, adjetivos como ousado, arrojado, corajoso podem ser utilizados para um modo de pensar bold. Esse novo tipo de mentalidade representa uma transição do pensamento sobre abrir frentes, indefinidamente, para uma visão mais disruptiva, com a quebra de paradigmas e impacto de transformação no comportamento dos clientes. A expansão desse novo formato tem como característica a constante inquietação do líder para ousar, encontrar novas perguntas, compreender que uma organização está sempre se reinventando em um processo de construção em movimento contínuo. Acima de tudo, o líder com a mentalidade bold se mostra sempre pronto a aprender e desaprender, tendo a humildade como disposição chave para o trabalho em equipe. A ousadia de uma empresa, por vezes, tem mais importância do que o seu tamanho, já que pode gerar a disrupção nos hábitos dos consumidores, causando até mesmo grandes mudanças sociais.

Empresas como Uber, Tesla, Netflix, são exemplos de como “pensar e sonhar bold”, rompendo os paradigmas e a lógica tradicional dos negócios.

Se a capacidade de sonhar é fundamental para o sucesso, por que nossos pensamentos são bombardeados por dúvidas e inseguranças?

Acredito que, primeiramente, devemos forjar o sonho na alma e visualizá-lo pronto, concretizado, funcionando, colhendo os frutos e saboreando na imaginação o gosto da vitória. Talvez seja assim que atletas olímpicos vencedores, líderes extraordinários e heróis do passado pensavam e sonhavam.

Um líder que sonha bold, que tem a visão mais ousada, que faz conexões criativas e que mantém a mente aberta para a curiosidade, a audácia e a inquietude, gera grandes possibilidades de crescimento.

Sonhar desta forma irá inspirá-lo antes de qualquer outra pessoa, fará seus olhos brilharem e, assim, estará blindado daqueles que tem medo de sonhar e que sentem prazer em destruir os sonhos dos outros. No momento certo, quando compartilhar seu “sonho bold”, começará a atrair pessoas que acreditam na sua causa e que alavancarão contigo o seu projeto até o final.

E quando nos deparamos com os obstáculos e desafios nesta jornada?

Lute por aquilo que acredita. Se convença novamente e certifique-se que seus passos estão de acordo com seus objetivos. Persevere! Estabeleça pequenas metas que façam a diferença para obter a coragem necessária em dar mais um passo rumo ao seu sonho.
Por fim, pergunte-se: “Meu sonho vale a pena?” Se a resposta for sim, enfrente! Se a resposta for não, apenas sonhe mais bold!

Texto escrito por: Luiz Aurélio Chamlian, sócio proprietário da Dinâmica, autor do livro “12 Cs do Ciclo do Sucesso”