Atualmente, o desafio que está na pauta da maioria das empresas é como manter o engajamento das equipes de forma remota. Vou começar este artigo buscando a origem da palavra engajamento que vêm do francês medieval ENGAGIER, de EN GAGE, que quer dizer “sob compromisso”, “sob promessa”, da junção EN (fazer) + GAGER (compromisso, garantia).

Acredito que colaboradores mais engajados garantem bons resultados para o negócio e que esse “compromisso” está ligado diretamente à consciência coletiva de pertencimento organizacional. Especialistas em gestão de pessoas, afirmam que o engajamento é constituído por 3 dimensões: pensar, sentir e agir, ou seja, um vínculo que se estende nos aspectos psicológicos, afetivos e emocionais.

Quais os objetivos de ter uma equipe engajada?

  • Maior dedicação e envolvimento com o trabalho (excelência e motivação)
  • Maior eficiência e qualidade no desempenho das atividades (redução de erros)
  • Melhor atendimento ao cliente (marketing positivo para a empresa)
  • Melhor clima organizacional (redução de turnover)
  • Crescimento contínuo e acelerado da organização (retenção de talentos)

O objetivo principal é fazer com que o colaborador demonstre uma genuína vontade de entregar melhores resultados e, com isso, alinhar seus propósitos e encontrar o seu espaço na empresa, independentemente da posição hierárquica ou da tarefa que executa. No entanto, é importante ressaltar que felicidade no trabalho não significa engajamento. Um colaborador engajado , na maioria das vezes, pode estar feliz. Mas, nem todo colaborador feliz no trabalho pode estar engajado.

Como potencializar o engajamento de equipes remotamente?

Acredito que em tempos de home office “obrigatório” causado pela pandemia, a maioria dos colaboradores esteja passando por um período de dúvidas e insegurança. Por isso, o caminho é usar a inteligência emocional como um canal “encantado” para manter “o compromisso” das equipes, pois os principais pilares da IE são: gerenciamento de emoções, autorresponsabilidade e atitude.

Desta forma, sugiro 3 dicas essenciais para manter o engajamento das equipes:

1ª Dica: COMUNICAÇÃO EMPÁTICA

Além de manter uma comunicação frequente e transparente do que de fato está acontecendo com a empresa, líderes e RH devem escutar e compreender as necessidades de cada um, demonstrando disponibilidade para diálogos e incentivar a relação de via de mão dupla. Coloque em prática ferramentas ou pesquisas que apontem os níveis de bem-estar, motivação e satisfação dos colaboradores e leve à sério os resultados para reverter os pontos negativos. Ajudar o colaborador a gerenciar suas emoções manterá o foco naquilo que deve ser feito e entregue.

2ª Dica: VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO

É a forma mais direta de mostrar a importância deles na equipe. Uma das principais causas de desmotivação em trabalhos remotos é a falta de reconhecimento de esforços. Por isso, é importante saber oferecer recompensas. Elogios, aumento de salários, bonificação por projetos, entre outras formas de valorizar as entregas são maneiras de incentivar a equipe e proporcionar uma relação de proximidade e confiança, mantendo a capacidade do colaborador em assumir seus compromissos e metas.

3ª Dica: CLAREZA NO SIGNIFICADO DAS AÇÕES

Como afirmam alguns especialistas: “significado é o novo dinheiro”,  os valores pregados na parede devem ser refletidos e executados nos comportamentos diários da organização. Não pode haver contradição entre o que é dito e o que é feito. Quando o colaborador se sente representado e inspirado com aquilo que a empresa se empenha em fazer, fatores intangíveis como realizar sonhos, impacto social e sustentabilidade, são consequências de sua contribuição por meio de suas atitudes e dedicação.

Concluindo, quero afirmar que essas dicas só alcançarão êxito quando o interesse pelo “ser humano” for genuíno. A melhor garantia de gerar o engajamento é acreditar que o maior capital de uma organização são as pessoas.

Texto escrito por: Luiz Aurélio Chamlian, sócio proprietário da Dinâmica, autor do livro “12 Cs do Ciclo do Sucesso”